7.13.2010

a final

Com este post, corro o risco que me chamem espanhola. Não! Não estava a 100% com Espanha, por algum ressabiamento que me sobrava de nos terem derrotado. Não vou pedir os papéis, como me gritava o pessoal cá em casa na noite da final. Mas tenho que admitir que, uma vez mais, foi bonito estar aqui para festejar!

Foi bonito ir à fonte das batalhas e ver a loucura colectiva. Foi bonito ir para o Hannigans cantar a plenos pulmões e dançar até não poder mais com uma bandeira de 8 metros às costas.

Mais do que isso, foi bonito ver a selecção espanhola chegar ontem à tarde. Ver os milhares de pessoas que se acumularam em Madrid, a festa que faziam, a quantidade de bandeiras que agitavam no ar.
Foi, acima de tudo, bonito ver como falam os jogadores da selecção espanhola. O espírito de equipa que têm. Nisso ganham-nos aos pontos! Não há uma estrela na selecção. Há muitas. Em nenhuma das intervenções de nenhum dos jogadores os ouvi falar neles próprios, no singular. Falam sempre na equipa. Em como dependem de toda a equipa - jogadores, treinador e técnicos incluídos. Nota-se que jogam, que suam, pela camisola do seu país. Deu-me saudades de quando a selecção portuguesa também era assim!!

Concordo que há demasiado mediatismo à volta do mundial, e do futebol em geral. Concordo que muitas vezes as quantidades astronómicas de dinheiro que se gastam com futebol seriam bem melhor empregues noutras coisa mais importantes. Mas ontem, à medida que via as celebrações em Madrid, não pude deixar de pensar no incrível poder que o desporto tem em unir desta forma um país geralmente tão dividido!!!

PS - uma vez mais, o guarda-redes suplente deu show à chegada ao palco da cuatro (http://www.youtube.com/watch?v=4i4p7Yqs618). Este homem devia ser enternainer em vez de guarda-redes!!!!

Sem comentários: